Como foi afirmado, Goura Vrindávana faz parte de um movimento de espiritualidade e filosofia que se desenvolve em todas as partes do mundo, conhecido popularmente como “movimento Hare Krishna”. Esse movimento iniciou-se na Índia exatamente na época em que o Brasil estava sendo descoberto. Na época, espalhou-se por toda Índia. O santo Sri Caitanya foi o promotor. Esse movimento chegou ao Ocidente em 1965 trazido pelo mestre Srila Prabhupada. Ele então fundou a Sociedade Internacional para a consciência de Krishna, em Nova Iorque, em 1966. Daí espalhou-se pelo mundo ocidental.
O movimento Hare Krishna está inserido na mais antiga tradição religiosa da Índia, o Vaishnavismo. A religião Vaishnava é essencialmente monoteísta e seus preceitos estão fundamentados no famoso tratado espiritual Bhagavad-gita. O conteúdo desse livro não se restringe somente à religião, mas contem ensinamentos profundos a nível de filosofia. Uma “filosofia perene”, como definiu Aldous Huxley – uma compreensão de nossa natureza espiritual, do mundo em que vivemos e nossa relação com a Transcendência.
Além disso, os milenares conhecimentos dos Vedas nos oferecem um processo prático de auto-aperfeiçoamento e auto-realização. Trata-se da prática do yoga. Em nosso caso, praticamos a seção espiritual do yoga, chamado de “bhakti-yoga”.
Um dos procedimentos do processo de bhakti-yoga é a meditação e canto do mantra, um som puramente espiritual que atua na consciência da pessoa. O mantra sugerido por Sri Caitanya para a era que vivemos é o Maha-mantra:
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare